segunda-feira, abril 01, 2013

Pavilhão da Criatividade - Memorial da América-Latina

           Devido a atividade externa mensal que tenho que levar os aprendizes do Nurap (Núcleo de aprendizagem profissional e assistência socal), neste mês pude visitar o Pavilhão da Criatividade no Memorial da América Latina, e posso dizer que foi uma visita culturalmente rica. Adorei, por isso decidi fazer esse post.
 
 
             O Memorial da América Latina foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ocupando uma área de 84 mil m2, inaugurado em março de 1989, com o objetivo de integrar a América Latina por meio da arte e da cultura, promover a diversidade cultural dos povos e oferecer um espaço de cultura e lazer aos visitantes nacionais e estrangeiros.
              O programa cultural do Memorial da America Latina, idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, envolve amplos espaços culturais, sendo um deles o local onde visitamos, o Pavilhão da Criatividade, que leva o nome do antropólogo. 
 
 

                No pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, há uma exposição permanente de arte popular, que se inicia com a arte dos índios do Xingu, monstrando-nos cocares feitos com penas coloridas de aves e a cerâmica da panela enfeitada, para só assim estar pronta para o uso, em sua sequência um vídeo mostrando o dia a dia dos índios.
 
          
                Em relação a arte do Brasil a mostra apresenta fantasias das escolas de samba, arte mineira e suas bonecas de cerâmica e barro, Arte e folclore do Bumba meu boi do Maranhão, Bichos do Amazonas feitos em madeira, tinta esmalte, anilinas e verniz, encerrando-se a arte popular do Brasil com um cangaceiro e obra pernambucana com dançarinos e tocador de Pifano.
                  

  
Maquete da America Latina / São Paulo

 
 
               Para iniciar a arte popular dos outros países da Améica Latina, nos deparamos com uma linda maquete da América Latina, criada pela dupla talentosa José Roberto Maia e Haroldo George Gepp, onde criaram com ricos detalhes as principais capitais com pontos turísticos e cultura.
 
                Em relação a arte popular do México, foi criado um belo e colorido altar com caveiras, fazendo uma referência aos dias dos mortos. Já países como Equador, Guatemala, Perú e Paraguai, a arte está presente nas crenças de suas religiões, santos, e Virgens Marias. Curioso também são as vestimentas, artesanatos e umas bolsas feitas de fibra de cacto do Perú.
 
Altar em comemoração aos mortos - México
 
Diversos Santos
 
Bolsas de fibras de cacto
 


                  Um passeio perfeito para os interessados na diversidade cultural de povos tão diferentes.
 
                  O memorial fica localizado na Av. Mário de Andrade, 664 no bairro da Barra Funda ao lado do metrô. Informações pelo telefone 11 3823-4600 ou pelo site www.memorial.org.br .
 
O acesso é gratuito e funciona nos seguintes dias e horários:

• Pavilhão da Criatividade e Salão de Atos Tiradentes
Terça a domingo - 9 às 18 horas
• Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Segunda-feira a sábado - 9 às 18 horas; domingo - 9 às 15 horas
• Visitas monitoradas (90 minutos), de terça-feira a domingo, para grupos de escolares ou turistas podem ser agendadas gratuitamente pelos telefones 3823-4600.


Vale muito a pena gastar boas horas por lá!!!
Bjkas e até o próximo post!!!



Um comentário:

Thelo Campos disse...

Muito boa indicação!