domingo, abril 28, 2013

Catedral Metropolitana de São Paulo

 
Bem no Marco, onde se inicia São Paulo, lá está ela, Volumosa em seu estilo Neo Gótico, rica em cada detalhe, representando a flora e fauna brasileira, espalhada em todos os capitéis.
 
 
Construído e instalado no ano de 1591, o primeiro projeto da Catedral da Sé foi feito em taipa de pilão. O local escolhido para a "Velha Sé", como a igreja era chamada, foi definido pelo cacique Tibiriçá, primeiro índio a ser catequizado pelo padre José de Anchieta.
  
No ano de 1745, a igreja teve sua categoria elevada à catedral.
 
Em 1912, no dia 25 de janeiro, o Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, após convocação de políticos e pessoas importantes da cidade, informou que a antiga Catedral da Sé seria demolida para dar lugar a uma nova Catedral.
Elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica, a catedral teve sua inauguração no dia 25 de janeiro de 1954, nas comemorações do Quarto Centenário de São Paulo.
 
 
 
 
O projeto seguiu o estilo gótico das grandes catedrais européias para fazer um projeto de 111 metros de comprimentos por 46 metros de largura.
No arco de entrada, estão representados os três elementos responsáveis pelo crescimento econômico do País esculpidos em pedra: cacau, trigo e uva. A igreja conta também com dezenas de estátuas e baixos relevos feitos na Itália.
 
 
O interior da Catedral é dedicado a Nossa Senhora de Assunção. Construidos por grandes artistas Italianos, o altar-mor ao centro, ao lado esquerdo, existe o altar de Sant'Ana, padroeira da Arquidiocese e ao lado direito, se encontra o padroeiro da cidade e co-padroeiro da Catedral, o altar de São Paulo.
 
 
Abaixo do altar-mor, se encontra a Cripta, uma capela subterrânea, inaugurada em 1919, também em estilo gótico. Ao redor de suas colunas e arestas, estão as 30 câmaras mortuárias, destinadas a guardar os restos mortais dos aecebispos, além de duas personalidades históricas, o Padre Feijó, regente do Império, e o Cacique Tibiricá, primeiro cidadão de Piratininga.
 
 
 
A Catedral esteve fechada no ano de 1999 para uma reforma abrindo suas portas em 2002, sendo coroada com catorze novas torres que estavam em seu projeto original.
 
A Catedral Metropolitana de São Paulo, mais conhecida como a Catedral da Sé, tem enorme valor histórico, não apenas por sua imponência, esculturas e beleza, mas por ser palco de manifestações de toda uma nação e por ser um patrimônio
histórico, e sinônimo da identidade cultural do povo brasileiro.
Vale muito a pena connecer!!!



Nenhum comentário: